sábado, 21 de dezembro de 2013

8º JNC - 2013: RECOMENDAÇÕES DAS DIRETRIZES AMERICANAS SOBRE O MANUSEIO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL.

   Após 10 anos, foi publicada, em 18 de dezembro de 2013, na revista JAMA, o 8º JNC, diretrizes americanas para manuseio e o tratamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS). Abaixo um resumo das recomendações mais importantes para o tratamento da hipertensão.

1- Na população com idade maior ou igual a 60 anos, deve-se iniciar o tratamento farmacológico quando a pressão arterial sistólica (PAS) for maior ou igual a 150 mmHg ou pressão arterial diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg, tendo como metas a PAS <150 mmHg e PAD < 90 mm Hg . (Recomendação forte -
Grade A)
Nesta população, os que já se encontram em tratamento farmacológico, se a PAS estiver menor do que 140 mmHg, bem tolerada e sem efeitos adversos sobre a saúde e qualidade de vida, o tratamento não precisa de ser ajustado. (Opinião de Expert - Grau E)

2- Na população em geral < 60 anos, iniciar o tratamento farmacológico para uma PAD maior ou igual a 90 mmHg tendo como alvo uma PAD < 90 mmHg. (Para as idades 30-59 anos, a Recomendação é Forte - Grau A; Para idades 18-29 anos, Opinião de Expert - Grau E)

3- Na população em geral < 60 anos, iniciar o tratamento farmacológico para a PAS maior ou igual a 140 mmHg com um objetivo de baixar a PAS < 140 mmHg . (Expert Opinião - Grau E)

4- Na população com idade maior do que 18 anos, com doença renal crônica (DRC), iniciar o tratamento farmacológico para PAS maior ou igual a 140 mmHg ou PAD maior ou igual a 90 mmHg, tendo como meta uma PAS < 140 mmHg e PAD < 90 mmHg. (Expert Opinião - Grau E)

5- Na população com idade maior do que 18 anos com diabetes, iniciar o tratamento farmacológico para reduzir a PAS maior ou igual a 140 mmHg ou PAD maior ou igual a 90 mmHg, tendo como objetivo a PAS < 140 mmHg e a PAD < 90 mmHg. ( Expert Opinião - Grau E)

6- Na população que não seja preta, incluindo aqueles com diabetes, o tratamento anti-hipertensivo inicial deve incluir um tipo de diurético tiazídico, cálcio bloqueador do canal (BCC ), inibidor da enzima de conversão da angiotensina ( IECA ) ou bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA). (Recomendação Moderado - Grau B)

7- Na população negra em geral, incluindo os com diabetes, o anti-hipertensivo inicial deve incluir um diurético tiazídico ou BCC. ( Para população negra em geral: Moderado Recomendação - Grau B, Para preto com diabetes: Recomendação Fraca - Grau C )

8- Na população acima de 18 anos com doença renal crônica, o tratamento deve incluir um IECA ou BRA para melhorar a proteção renal. Isso se aplica independentemente da raça ou status diabetes. (Recomendação Moderada - Grau B)

9- O principal objetivo do tratamento da hipertensão é atingir e manter a meta. Se o objetivo da pressão arterial não for alcançado com o tratamento, aumentar a dose da droga inicial ou adicionar uma segunda droga de uma das classes da recomendação 6 ( diurético tiazídico, BCC, IECA ou BRA). O médico deve
continuar a avaliar PA e ajustar o regime de tratamento até que o objetivo da PA seja atingido. Se o objetivo da PA não for alcançado com duas drogas, adicionar e titular a terceira droga. Não use um IECA e um ARB juntos no mesmo paciente. Se o objetivo da PA não for alcançado apenas com as drogas em recomendação 6, devido a uma contra-indicação ou a necessidade de utilizar mais do que 3 drogas, um anti-hipertensivos de outras classes pode ser utilizado. Encaminhamento para um especialista em hipertensão os pacientes em que não atingiram as metas usando as estratégia acima ou os pacientes com complicações na consulta inicial para tratamento adicional necessário. (Expert opinião - Grau E)
Referência: 8º JNC - JAMA (click)


Nenhum comentário:

Postar um comentário